Património

Património Natural das Doze Ribeiras

Entre a rocha escarpada, as ribeiras e os Picos, o Património natural da freguesia apresenta um coberto vegetal constituído em grande maioria por culturas arvenses e agrícolas, é a partir da cota aproximada do meio milhar de metros que se pode ir ao encontro das nossas raízes.

 Desta altitude e até ao alto da Serra das Doze deslumbramos as nossas endémicas. O Cedro do Mato (Juníperos brevifolia), Azevinho (Ilex azorica), Uva da Serra (Vaccinium cylindraceum), Urze (Erica azorica) e Sanguinho (Frângula azorica) são as dominantes em partilha de espaço com a rapa (Calluna vulgaris). Em tempos de outrora ocupavam grande área da freguesia, fornecendo madeiras de qualidade às populações, sendo o Cedro do Mato o ex-líbris, utilizado em mobílias de eleição.

A separar das freguesias vizinhas, e rasgando o próprio território, as grandes e ingremes ribeiras acolhem outras autóctones e exóticas, que muito serviram em habitações e em construção de alfaias agrícolas, a destacar a Roseira (Robinia pseudoacacia) muito usada em carros de bois, dentes de grades, cancelas e portões, o Eucalipto (Eucalyptus globulus)  utilizado em tetos de casas, a Acácia ou Pau-de-Toda-a-Obra (Acacia melanoxylon),  Faia da Terra (Myrica faya) e o Incenso ou Faia do Norte (Pittosporum undullatum) utilizada para tratamento de animais.

 Hoje em dia a paisagem das Doze Ribeiras, é em muito moldada também pelas cortinas de abrigo de Criptoméria (Cryptomeria japonica), que envolvem os Baldios, transformados em grandes pastagens de apoio à agropecuária local.

Freguesia de contrastes verdes e de grandes e acentuados declives, precisa em muito do seu coberto vegetal, não só por razões estéticas mas também ambientais, evitando erosões e criando bem estar nas populações.

 

Património Edificado das Doze Ribeiras

Casa Etnográfica e Moinho do Grupo Folclórico

 

Igreja da Paróquia de São Jorge

 

Império

 

Tanque do Largo da Igreja

 

Cemitério

 

Casa Mortuária

 

 

Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel

 

Escola Primária

 

Junta de Freguesia

 

Zona de Lazer

 

Miradouro

 

Chafarizes